Migração : Reflexos de um Espelho

Autores

  • William Watson

DOI:

https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi29.493

Palavras-chave:

Migrantes, Utopia, Heterotopia

Resumo

A dissertação de mestrado de Rodrigo Lefèvre, Projeto de acampamento de obras: uma utopia, oferece um modelo de produção de moradias para migrantes na periferia de São Paulo com base em colaborações enriquecedoras entre migrantes que constroem suas moradias e a assessoria técnica. Esta parceria, uma evolução das teorias anteriores sobre a eliminação de relações hierárquicas entre arquitetos e operários, lembra os princípios fundamentais que sustentam as colaborações anteriores de Lefèvre com Sérgio Ferro e Flávio Império no Grupo Arquitetura Nova. Em sua proposta de acampamento, essas interações tornam-se um mecanismo para equilibrar a transmissão cultural da herança deslegitimadora dos migrantes na perspectiva de um equilíbrio e de uma diversidade demográfica. Embora sugerida como uma utopia, essa proposta também pode ser entendida como uma heterotopia - um paradigma alternativo, mas plausível, para a construção de moradias para migrantes. Como uma heterotopia, a proposta de Lefèvre, assim como de outros textos publicados pelos membros da Arquitetura Nova, é ao mesmo tempo uma crítica às condições vigentes e uma aspiração de solução. E, como crítica e expectativa, o projeto de Lefèvre ilustra as importantes contribuições feitas pelos migrantes no desenvolvimento da sociedade e nos convida a avaliar e redescobrir nossa empatia por eles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

William Watson

Arquiteto e escritor sediado em Nova Iorque. É co-fundador do escritório Castro Watson Architects e professor convidado da Pratt Institute and Parsons School of Design. Recebeu seu diploma como mestre na University of Texas em Austin e seu BA em Economia na Princeton University.

Referências

ARANTES, Pedro Fiori. Arquitetura Nova: Sérgio Ferro, Flávio Império e Rodrigo Lefèvre, de Artigas aos mutirões. São Paulo: Editora 34, 2002.

BUZZAR, Miguel Antonio. Rodrigo Brotero Lefèvre e a vanguarda da arquitetura no Brasil. São Paulo: Edição Sesc São Paulo, 2019.

EPSTEIN, David G.. Brasilia: Plan and Reality. A Study of Planned and Spontaneous Urban Development. Los Angeles: University of California Press, 1973.

FOUCAULT, Michel. Of Other Spaces. Jay Miskowiec (trans.). Diacritics, Baltimore, ano 16, n. 1, p. 22-27, Spring 1986.

KOURY, Ana Paula. Arquitetura Moderna Brasileira. Uma crise em desenvolvimento. Textos de Rodrigo Lefèvre (1963-1981). Ana Paula Koury (org.) — São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, FAPESP. 2019.

LEFÈVRE, Rodrigo Brotero. Projeto de um Acampamento de Obra: Uma Utopia. Dissertação (Mestrado em Estruturas Ambientais Urbanas) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1981.

Publicado

2020-12-08

Como Citar

Watson, W. . (2020). Migração : Reflexos de um Espelho. arq.Urb, (29), 58–64. https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi29.493

Edição

Seção

Artigos