A Residência Álvaro Osório de Almeida de Lucio Costa

simulação digital do percurso do projeto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi37.648

Palavras-chave:

Circulação, Redesenho, Análise gráfica

Resumo

Dentro do conjunto de projetos residenciais realizados por Lucio Costa, durante o período autodenominado como chômage1 (1932-1935), foi selecionado para este artigo, o projeto não construído da residência Álvaro Osório de Almeida, idealizada em 1934. Apesar das poucas informações existentes do projeto, foi possível realizar uma análise projetual a partir da simulação digital do percurso, como aproximação da experiência arquitetônica, identificando elementos e conceitos aplicados. Com base de levantamento bibliográfico, consulta de fontes primárias e estudo dos desenhos existentes, foi possível definir e analisar o objeto de estudo por meio de simulações digitais. A contribuição original do artigo é analisar uma das primeiras obras modernas de Costa a partir da compreensão do percurso virtual, cujos resultados acrescentam novos conhecimentos e enriquecem a discussão deste período experimental do arquiteto.

Downloads

Biografia do Autor

Vinicius Marques de Souza, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Atualmente mestrando pela Universidade Presbiteriana Mackenzie na linha de pesquisa em Arquitetura Moderna e Contemporânea - Representação e Intervenção, do Programa de Pós-Graduação de Arquitetura e Urbanismo (2021). Participante do Grupo de Pesquisa "Arquitetura, Processo de Projeto e Análise Digital", cujo objetivo do grupo reforça e auxilia a pesquisa desenvolvida para a dissertação do mestrado (2021). Especialização em Gerenciamento de Obras pela Universidade Paranaense (2017), especialização em Gestão Ambiental, com foco na Educação Ambiental pela FACEL-PR (2013). Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-PR (2012). Atua na área de profissional da área da Arquitetura e Construção, com experiência em projetos, acompanhamento de obras e serviços de construção e de interiores. Possui grandes habilidades comunicativas, com forte presença da espirito e alto grau de observador. Procura unir sempre a tradição com as novas formas sustentáveis, mais equilibradas e humanas, nas diversas produções que modificam o mundo ao redor. 

Wilson Florio, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

Livre-Docente pela UNICAMP, nas áreas Projeto, Arte e Tecnologia. Professor Associado do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas. Professor Adjunto Permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie. Coordenador de Pesquisa e TCC da FAU Mackenzie entre 2016 e 2018. Coordenador de Projeto de Internacionalização "Cidade, Projeto e Equidade", CAPES PRINT entre 2018 e 2022. Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2005). Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie (1998). Possui Especialização em Didática do Ensino Superior (1995). Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie (1986). Coordenador do Laboratório de Prototipagem Rápida da FAU Mackenzie. É Assessor ad-hoc da FAPESP, Consultor da CAPES, e revisor de periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Arquitetura Contemporânea, com ênfase em projeto de edificações e tecnologia da informação na construção civil, atuando principalmente nos seguintes temas: cognição e processo de projeto, reflexão sobre a prática, criatividade, tecnologia da arquitetura, sistemas de representação e fabricação digital. Líder do Grupo de Pesquisa "Arquitetura, Processo de Projeto e Análise Digital", cujo objetivo é investigar os princípios operativos da prática de projeto na arquitetura contemporânea a partir do uso das novas tecnologias digitais. É Membro do Grupo de Pesquisa CNPq "O Ensino e a Pesquisa do Projeto_A Produção da Arquitetura Moderna e Contemporânea" sediado na FAUFRGS e FAUUSP Membro da rede internacional de pesquisadores Inside Modern Heritage. 

Referências

BRUAND, Yves. Arquitetura Contemporânea no Brasil. 5ª edição, São Paulo: Perspectiva, 1991.

CANEZ, Anna Paula. Lucio Costa: Obra Completa. In: 9º SEMINÁRIO NACIONAL DO DOCOMOMO BRASIL. Anais. Brasília: DOCOMOMO_BR, 2011. p. 207-218.

CARLUCCI, Marcelo. As casas de Lucio Costa. 2005. Tese de Doutorado. EESC-USP, São Carlos, 2005.

COSTA, Ana Elísia da. O Mito Mediterrâneo e o Desejo de Exteriorização da Casa Moderna. In: 11° SEMINÁRIO NACIONAL DO DOCOMOMO BRASIL. Anais. Recife: DOCOMOMO_BR. p. 1-7, 2016.

COSTA, Ana Elísia da; ONGARATTO, Carolina Aubin. A recepção e a difusão da arquitetura e urbanismo modernos brasileiros na plena amplitude de sua abordagem. In. 12º SEMINÁRIO NACIONAL DO DOCOMOMO BRASIL. Anais. Uberlândia: DOCOMOMO_BR, 2017.

COSTA, Lucio. Registro de uma vivência. Brasília: UNB & Empresa das Artes, 1995.

DE BRITO, Samuel Silva. Lucio Costa: o processo de uma modernidade. Arquitetura e projetos na primeira metade do século XX. 2014. Tese de Doutorado. Catalunya: Universitat Politècnica de Catalunya, 2014.

GUIMARAENS, Ceçâ de. Lucio Costa: um certo arquiteto em incerto e secular roteiro. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1996.

HENCK, Márcia. Casas modernas cariocas (1930-1965). 2005. Dissertação de mestrado. Porto Alegre: UFRG, 2005.

JOHNSON, Philip. Whence & Whither: The Processional Element in Architecture Source: Perspecta, v. 9/10, p. 167-178, 1965. DOI: https://doi.org/10.2307/1566915

LEONÍDIO, Otavio. Carradas de razões: Lucio Costa e a arquitetura moderna brasileira (1924-1951). Rio de Janeiro: Edições Loyola, 2007

NATAL, Caion Meneguello. As razões de Lucio Costa: uma leitura moderna do tempo. Oculum Ensaios, Campinas. n. 11_12, p. 30-43, 2010.

NOBRE, Ana Luiza; KAMITA, João Masao; LEONÍDIO, Otavio; CONDURU, Roberto; (Orgs.). Um modo de ser moderno: Lucio Costa e a crítica contemporânea. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

SEGAWA, Hugo. Architecture of Brazil: 1900-1990. Springer Science & Business Media, 1992.

TAGLIARI, Ana; FLORIO, Wilson. Circulação e percurso no projeto de arquitetura. In. VI Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo. ENANPARQ: n. VI, 2020.

TAGLIARI, Ana; FLORIO, Wilson. Desenho, projeto e intenções em arquitetura: considerações sobre projetos não-construídos. In. Encontro de história da arte: v. 7, pp. 65-76, 2011. DOI: https://doi.org/10.20396/eha.7.2011.4071

TELLES, Sophia. Arquitetura moderna no Brasil: o desenho da superfície. Dissertação de Mestrado. São Paulo: FFLCH-USP, 1988.

WISNIK, Guilherme. Lucio Costa. São Paulo: Cosac Naify, 2001.

XAVIER, Alberto (org). Depoimento de uma geração: arquitetura moderna brasileira. Editora Cosac Naify, 2003.

Downloads

Publicado

2023-08-11

Como Citar

Souza, V. M. de, & Florio, W. (2023). A Residência Álvaro Osório de Almeida de Lucio Costa: simulação digital do percurso do projeto. arq.Urb, (37), 16–27. https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi37.648

Edição

Seção

Artigos